Após a gestação e a amamentação é normal que os seios percam um pouco a rigidez, fiquem flácidos ou com estrias. Infelizmente, estes fatores podem influenciar diretamente a autoestima da mulher.
Pensando nisso, trouxe neste artigo algumas dicas de como manter a beleza dos seios depois da gestação e amamentação.
Dicas práticas de como manter a beleza dos seios depois da gestação.
Use hidratantes corporais
Preferencialmente os cremes devem ser a base de ureia, visto que o componente fortalece a cútis e, consequentemente, as mamas. Já para combater o envelhecimento e aumentar a regeneração de células os óleos e cremes de manteiga de karité ou macadâmia são os mais indicados. Em todos os casos, os mamilos e aréolas podem ficar de fora, sendo a aplicação realizada apenas nas mamas (em massagens rotativas).
Use tops quando for praticar atividades físicas e para dormir
Se os seus seios balançam muito durante os exercícios, não hesite em usar dois tops. Isso fará com que eles não se mexam, mantendo a elasticidade intacta. Importante também, é o uso de tops ou sutiãs para dormir. Isto ajuda que a mama não venha a ptosar mais com o passar do tempo.
Use protetor solar
Sempre que for se expor ao sol (seja para ir a piscina, praia ou até mesmo a um passeio no parque) potencialize as técnicas utilizando protetor solar nas mamas.
Aposte nos ácidos retinóicos
Para melhorar a aparência dos seios depois da gravidez um dos mais recomendados procedimentos estéticos é o de utilizar ácido retinoico nas mamas. O laser, microagulhamento acompanhado de cremes que estimulam a produção natural de colágeno, elimina as estrias e ainda pode ser aplicado em casa.
Sessões de radiofrequência com infravermelho
As sessões podem auxiliar no combate a flacidez, trazendo firmeza para a pele na região dos seios depois da gravidez. Porém, cuidado ao escolher esse procedimento, visto que ele só pode ser efetuado após o final do período de amamentação. Ele também é recomendado para as mulheres com seios muito grandes (que estão incomodadas com isso), visto que ele é capaz de diminuir um pouco o tamanho dos seios.
Cirurgia plástica
Se o excesso de pele, a queda ou a flacidez dos seios é elevada, a cirurgia plástica também pode se tornar uma opção para manter a saúde dos seios depois da gravidez. Se a vontade é de ter seios grandes, o procedimento pode ser, em seguida, aliado à implantação de próteses de silicone.
Indicamos que a cirurgia plástica seja a última opção. Caso seja esta a sua decisão, lembre-se de seguir ainda a recomendação médica de se submeter a cirurgias plásticas apenas 12 meses depois do parto e, pelo menos, três meses depois de parar de amamentar.