1 hora
4 dias
1 semana
Local com ou sem sedação
1 semana
Permanente
TRATAMENTO
A alteração na forma do nariz é uma das causas estéticas que mais preocupam a imagem e às vezes até distúrbios psicológicos. O desenvolvimento do nariz é tardio e geralmente coincide com o início da adolescência, quando a aceitação de um problema estético é mais difícil de assumir. A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir deformidades nasais, modificando sua forma, o que leva a uma melhora no equilíbrio e na harmonia facial. É uma das operações mais frequentes realizadas pelo cirurgião plástico.
O nariz é um órgão respiratório cuja função tem uma grande transcendência. O cirurgião deve ter em mente sempre os dois conceitos, funcional e estético, e considerá-los como um fato inseparável. Se houver desconforto respiratório, ele pode ser tratado no mesmo ato cirúrgico.
EM QUE CONSISTE
Existem duas maneiras de realizar essa intervenção.
Rinoplastia Fechada: A operação é realizada através de incisões no interior das narinas de forma que nenhuma cicatriz externa seja visível. Através do interior do nariz, o cirurgião pode esculpir e modelar os ossos e cartilagens nasais e configurar uma nova estrutura. Desta forma, a pele e as membranas mucosas são retraídas e adaptadas para alcançar a forma desejada.
Rinoplastia aberta: Para os casos com maior grau de dificuldade, como a modificação de grandes deformidades da ponta. O cirurgião acessa diretamente as estruturas do nariz através de uma pequena incisão na base da columela, que deixará uma cicatriz praticamente despercebida.
Rinoplastia de aumento: A rinoplastia nem sempre é uma cirurgia redutora. Há pacientes que precisam aumentar o tamanho do nariz para dar mais destaque à ponta, levantar um dorso encovado ou corrigir deformidades de origem congênita e traumática. Nestes casos, o cirurgião geralmente recorre a enxertos com os próprios tecidos do paciente para dar forma ou apoio ao nariz.
Nariz curto: Às vezes é necessário realizar enxertos de cartilagem do paciente para alongar o nariz curto.
Cada rinoplastia é um caso diferente que deve ser cuidadosamente avaliado. Não se trata apenas de reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, mas de adaptá-lo às características de cada pessoa. Neste tipo de cirurgia estética, o diálogo com o paciente para contrastar seus desejos e perspectivas com as possibilidades de melhoria oferecidas pela intervenção é especialmente importante.
A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação.
OS BENEFÍCIOS
O resultado de uma rinoplastia é um paciente satisfeito e agradecido, que se adapta rapidamente à sua nova imagem e que, por sua vez, aumenta seu nível de segurança e autoestima.
Além de ser um elemento-chave na estética facial, o nariz é um órgão respiratório cuja função é de grande importância. Se o paciente também tiver sido operado devido a problemas respiratórios (septoplastia, cornetos ...), além da melhora estética, ele respirará muito melhor.
PRÉ-OPERATÓRIO
Como acontece em todas as intervenções, o exame médico prévio é essencial para detectar qualquer possível anomalia que possa contraindicar a operação. A pele do nariz e do seu ambiente deve estar livre de inflamações ou infecções e, claro, deve ter cuidado com qualquer gripe ou processo catarral que cause sintomas de congestão nasal.
PÓS-OPERATÓRIO
No final da operação, o paciente sai da sala de cirurgia com uma tala cobrindo o nariz. Nos primeiros dias, edema e hematomas podem ocorrer em áreas próximas, particularmente nas pálpebras. A tala de plástico que cobre o nariz é removida no sexto dia.
O período pós-operatório de uma rinoplastia não é doloroso em absoluto e os analgésicos não se usam normalmente. Se você sentir vontade de espirrar, faça isso com a boca aberta, liberando o ar livremente. No momento da remoção da tala, o edema visível e os hematomas terão desaparecido e o nariz estará em condições ideais para que o paciente possa realizar sua vida normalmente. No entanto, o aspecto estético final deve seguir uma evolução que levará um tempo não inferior a seis meses. É uma evolução lenta e progressiva que pode até passar despercebida. No entanto, devemos insistir na sua grande importância para o resultado final.