INTRODUÇÃO
As cicatrizes quelóides são cicatrizes que excedem os limites da ferida, crescendo desproporcionalmente. A cicatriz tem uma aparência avermelhada, volumosa, dura e muitas vezes apresenta coceira. Quando os tratamentos conservadores do quelóide falham, seja o laser, a pré-terapia ou a aplicação intralesional de corticosteroides, sempre temos a braquiterapia. A braquiterapia é uma técnica com 95% de eficácia contra todos os tipos de quelóides e resolve-os definitivamente.
QUAL É O TRATAMENTO?
A braquiterapia consiste na irradiação desse queloide, por meio de uma fonte de radioterapia, diretamente sobre as cicatrizes quando elas são longas e grandes, ou, se forem pequenas, elas são removidas cirurgicamente deixando um cateter muito fino no interior da ferida, saturando-a novamente; e através deste cateter emitem radioterapia, controlada por um computador, para saber em qual área emitir mais ou menos energia. Dessa forma, um tecido hipóxico, hipovascular e hipocelular será alcançado, impedindo a migração excessiva de fibroblastos para a área, e uma cicatriz correta e mais estética será obtida. Às vezes, dependendo do caso, é feito sem o cateter.
PRÉ OPERATÓRIO
Como em qualquer procedimento médico, uma primeira visita de diagnóstico será essencial, onde será avaliado qual técnica ou tratamento é o mais adequado em cada caso.
PÓS OPERATÓRIO
O paciente pode voltar para casa no mesmo dia e não sentirá dor.
Os pontos devem ser removidos por semana.
BENEFÍCIOS
Através do tratamento, a aparência, tamanho, dureza, cor e tendência expansiva da cicatriz são significativamente melhoradas.