30 minutos
Não obrigatório
1 dia
Local
Imediato
Permanente
TRATAMENTO
A avaliação estética da face deve ser realizada com base na relação tridimensional entre cada uma de suas zonas. Por esta razão, seus relevos ósseos adquirem grande importância, e dentre estes podemos destacar as maçãs do rosto e o queixo.
As maçãs do rosto pouco desenvolvidas dão ao rosto uma aparência plana e envelhecida, mas, se forem excessivas, podem levar a uma aparência agressiva e deselegante. Por outro lado, um queixo insuficiente distorce o plano facial e o contorno da boca e também encurta a profundidade do pescoço. Embora um queixo muito pronunciado seja bastante instável, especialmente em mulheres.
Nesses casos, a cirurgia pode ser uma boa solução estética e às vezes é combinada com outros procedimentos estético-cirúrgicos da face, como o lifting ou a rinoplastia.
EM QUE CONSISTE
O aumento do queixo pode ser feito pelos mesmos procedimentos que as maçãs do rosto. Neste caso, o implante protético é feito endobucalmente, o que também não deixa cicatrizes.
Existe também a possibilidade de aumentar o queixo pela própria gordura.
OS BENEFÍCIOS
A mudança facial que ocorre após uma operação de queixo é extraordinária. Proporções e harmonia facial são recuperadas.
PRÉ-OPERATÓRIO
Como no resto das operações faciais, o estado da pele é importante para o sucesso da intervenção.
No caso do queixo, condições orais, como gengivite, ou qualquer tipo de infecção dentária devem ser descartadas.
Normalmente, apenas um dia de internação é necessário, a menos que seja um procedimento combinado com outras operações que precisem de mais tempo.
A intervenção pode ser realizada sob anestesia local. Quando realizado em combinação com outros procedimentos cirúrgicos, dependerá da anestesia necessária para eles.
PÓS-OPERATÓRIO
Após o implante, a desinfecção cuidadosa da área deve ser mantida, especialmente se o implante tiver sido feito endobucalmente. O edema pode persistir por algum tempo e pode ser melhorado pela massagem de drenagem linfática.
EM QUE IDADE PODE SER FEITA A CIRURGIA?
O processo de ossificação dos ossos da face termina entre 15 e 17 anos. O especialista deve avaliar se a intervenção é possível.