O desejo de ter um abdômen mais harmonioso com o corpo, a popular barriga, tem trazido cada vez mais a busca de academias, dietas e cirurgias plásticas. Sabe-se da dificuldade da perda de gordura abdominal, seja ela no panículo adiposo abdominal, seja a gordura visceral. O paciente que deseja ter um abdômen sarado ou mesmo harmônico com corpo, deve saber que uma cirurgia plástica não vai resolver o problema, se a paciente ou paciente não aderir ao exercício físico e uma boa alimentação.
Além disso, mulheres que já passaram por uma ou mais gestações sabem também que, além da gordura abdominal, o excesso de pele que se acumula na região da barriga é um verdadeiro incômodo, pois mesmo que não se tenha gordura, as peles em excesso geram um volume indesejado, sem contar a flacidez, que também é um outro problema que incomoda as mulheres.
Sabendo disso tudo, é possível perceber que a luta pelo abdômen definido não para, e as mulheres estão cada vez mais apostando em estratégias que possam facilitar essa perda de gordura. Para quem se encontra nessa situação e acha que não tem mais jeito, a boa notícia é que por mais difícil que pareça, o abdômen saliente pode sim diminuir – com um pouco mais de dedicação e paciência.
E você? Também está insatisfeita com a gordura abdominal da sua barriga? Quer saber o que fazer para eliminar esse excesso de uma vez por todas? Veja as três principais alternativas para quem deseja ter a barriguinha que sempre sonhou.
Mas atenção! Já é bom adiantar que não existe milagre, pois todas as alternativas apresentadas abaixo requerem um pouco de esforço, e até mesmo a que parece mais fácil não vai resolver se você não mudar o seu estilo de vida. Portanto, veja qual das opções parece mais agradável para você e comece a lutar pela barriguinha dos sonhos!
Alimentação
O primeiro e mais importante passo para você que deseja ter o abdômen definido, livre de gorduras acumuladas, é a alimentação saudável e balanceada. Se você tem o costume de comer frequentemente alimentos gordurosos, industrializados e embutidos, saiba que esse é o motivo da sua barriga volumosa. Esses alimentos são cheios de conservantes e outros elementos que causam o inchaço abdominal, além de contribuírem para a retenção de líquidos.
Tudo isso faz com que o seu abdômen perca o aspecto lisinho e magro, pois todas as gorduras se acumulam nele. Por isso, se você deseja ter uma barriga tanquinho, deve investir em uma alimentação mais balanceada, baseada em frutas e legumes. Além disso, vale a pena apostar em alimentos ricos em fibras, que além de proporcionarem a sensação de saciedade também contribuem para o fluxo intestinal, combatendo as gorduras abdominais.
Exercícios feitos em casa
Outra forma de perder a barriga é fazendo exercícios em casa. Se você é daquelas que não gosta de ir para a academia, ou então não tem tempo para praticar atividades fora de casa, saiba que não tem desculpa: muitos dos exercícios indicados para perder barriga podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive na sua casa.
Exercícios como a prancha e suas variações e os abdominais são os mais indicados para quem deseja perder a barriga, tendo como resultado uma barriga lisa e chapada. No entanto, é importante lembrar que apenas uma rotina adequada de exercícios regulares podem proporcionar esses resultados; caso contrário, eles nunca vão aparecer.
Além disso, vale ressaltar também que os exercícios levam um tempo para começar a mostrar diferença, e assim, você precisará se esforçar e ter paciência para chegar onde quer chegar.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é um dos métodos utilizados para perda da barriga. Sabe-se que para fazer uma boa lipoaspiração, ter um resultado positivo, a paciente deve estar com o peso ideal, mas o que seria o peso ideal? Bom, sabe-se que um IMC normal ( índice de massa corporal) é de 18-24 kg/ m2, mas aceita-se que um IMC abaixo de 28 kg/m2 já esta apto ao procedimento. Claro, vai depender da paciente, excesso de flacidez. Hoje em dia com a tecnologia a nosso favor, tem-se mudado muito este conceito, pois existe uma maior retração de pele com alguns aparelhos.
A paciente tem que saber que lipoaspiração não é procedimento para emagrecer, isto tem que ficar claro.
Abdominoplastia
Por fim, a terceira alternativa para perder barriga é através da abdominoplastia, que é um procedimento cirúrgico que além de retirar o excesso de gordura, retira também o excesso de pele acumulada na região abdominal. Dessa forma, esse procedimento é indicado para as mulheres que têm pressa de ver os resultados em pouco tempo, ou ainda para as mamães recentes que acabaram ficando com pele “a mais” depois da gestação.
Essa alternativa cirúrgica requer alguns cuidados, e nenhum deles é menor do que tentar perder a barriguinha naturalmente, portanto o esforço vale a pena.