Favor habilitar o JS

BLOG

Rinoplastia Estética e Funcional

24 de setembro de 2020
Dr. Willian Segalin
Rinoplastia
Rinoplastia Estética e Funcional

A rinoplastia não é só estética, ela vem acompanhada da programação funcional quando necessária. Muitos paciente chegam no consultório com queixas de dores de cabeça, nariz entupido ou com corizas constantes e dificuldades para respirar e dormir. Muitos desses sintomas costumam ser associados a casos de rinites e sinusites, mas muita gente não sabe que eles podem compreender um problema ainda maior.

O desvio de septo, ou irregularidade septo nasal, é um problema que afeta 30% dos brasileiros de acordo com a Associação Brasileira de Rinologia (ABR). Quem tem esse problema no nariz costuma reclamar muito do sofrimento ao expirar e inspirar o ar devido ao trauma que compromete a mucosa nasal e toda estrutura respiratória da região do nariz.

Mas o que é um desvio de septo?

Quando se fala em septo, é preciso relacionar a separação entre as duas narinas. Essa região é formada por alguns ossos tanto na parte de cima e de baixo da cartilagem. Toda a fossa nasal é revestida pela mucosa que também reveste todo o tecido do nariz.

O desvio de septo ocorre quando essa separação apresenta uma deformidade na sua posição, ela se desvia e pode ficar torta. Não que as duas narinas precisam ficar com uma perfeita simetria, mas o desvio do septo costuma causar um formato anormal que é aparentemente visível. Dessa forma, as narinas aparentam ter uma diferença de tamanho e isso prejudica a respiração, pois uma narina consegue absorver mais ar do que a outra.

Como uma narina está sendo mais usada do que a outra, é muito provável ocorrer sangramentos pela força que a pessoa realiza para respirar. A corrente de ar aspirada pelo nariz se altera, causando inflamações ou infecções, como acontece com a sinusite.

Problemas em outras partes do corpo

O desvio de septo também pode problematizar outras regiões da face, especialmente o maxilar. Nem todas as pessoas fazem força para respirar, mas tentam puxar o ar pela boca.

A contração que se faz na boca pode alterar toda a região dos dentes e ainda prejudicar a força do maxilar. A arcada dentária pode ser prejudicada, o que significaria uma alteração também no formato e compressão entre os dentes.

A relação com a rinoplastia

Quem sofre com desvio de septo, é comumente indicado a um procedimento de rinoplastia. Por se tratar de uma reestruturação estética do nariz, o processo irá propor um equilíbrio às narinas e ao formato do septo, para que a respiração seja equivalente dos dois lados.

No caso da posição do septo, a rinoplastia costuma até fornecer a simetria que antes o nariz, caso não tivesse o problema, não tinha. Cerca de 80% das pessoas possuem um desvio de septo, mas numa posição que não prejudica a respiração. Caso esse limite ultrapasse, a rinoplastia reverteria o quadro em 100% de exatidão da posição da cartilagem.

A força da rinoplastia

A operação, que aparenta ser muito severa, não deixa cicatrizes ou marcas muito profundas no nariz. Os cortes do lado interior são precisos e atingem a região dos sulcos das narinas, o que proporciona uma melhor abertura do septo e não deixa nenhuma marca indesejável.

Mas é um processo longo. Geralmente, quem tem desvio de septo e faz a rinoplastia demora certa de 3 a 4 horas na operação para que a cartilagem seja totalmente reestruturada e na posição adequada.

Além de deixar o nariz mais afilado e com um aspecto harmonioso, a mucosa nasal não é eliminada e o tecido que reverte o nariz também não é comprometido. Mas com o passar dos anos, é comum que essa região fique mais frágil por conta da falta de estímulo de colágeno. Nesses casos, a rinoplastia não seria desperdiçada, mas se desejar, a paciente pode adotar outros métodos para que não haja nenhum problema.

De qualquer forma, o processo da rinoplastia não prejudica a morfologia do nariz por conta do desvio de septo. Pelo contrário, a operação oferece, além da bela aparência ao nariz, uma respiração mais saudável, com uma estrutura mais forte contra infecções ou inflamações e mais protegida contra qualquer sangramento ou ferimento que venha ocorrer por conta da força ao respirar. A paciente se sente mais tranquila e sem qualquer efeito colateral errado.


MAIS POSTS


Fiz uma lipoaspiração HD com Dr. Willian, estou me amando. Ele mudou meu corpo. Estou vivendo um sonho

K.T.
Frederico Westphalen

Cirurgião plástico incrível e belo ser humano, ele fez o aumento do meu seio e estou feliz com os resultados .... Equipe simpática  .... O Dr. Willian é muito profissional e muito atualizado em seus procedimentos ... Tive a sorte de ser uma das pacientes dele. Excelente médico, recomendo 100 %.

F. A.
Guaporé

O Dr. Willian é muito atencioso, explicou tudo sobre a cirurgia e os cuidados pós-operatórios que são fundamentais para o sucesso do procedimento. Grande profissional, além de educado e carismático.

A. D.
Chapecó

Conheço Dr. Willian desde pequeno, resolvi fazer minha cirurgia com ele por conhecê-lo e saber o quão dedicado ele sempre foi. Sempre focado, meigo e estudioso. 

M. B
Nova Bassano

Fiz cirurgia do nariz, o Dr. Willian Segalin realmente deixou meu nariz mais bonito. Não gostava de aparecer nas fotos. Fiquei muito contente.

A. S.
Passo Fundo