Favor habilitar o JS

BLOG

Enxertos de cartilagem- Rinoplastia estruturada: aqui está tudo o que você precisa saber

22 de janeiro de 2021
Dr. Willian Segalin
Rinoplastia
Enxertos de cartilagem- Rinoplastia estruturada: aqui está tudo o que você precisa saber

Enxertos de cartilagem- Rinoplastia estruturada: aqui está tudo o que você precisa saber

Se você está pensando em fazer uma rinoplastia (plástica no nariz), provavelmente já se deparou com o termo “rinoplastia estruturada” ou “plástica no nariz com enxerto de cartilagem” ou algo semelhante durante sua pesquisa.

Então, o que é rinoplastia com enxerto de cartilagem?

A resposta curta é que a rinoplastia com enxerto de cartilagem é um procedimento cirúrgico realizado para realçar o formato do nariz com enxertos de cartilagem, também conhecido como tecido maleável. Este tecido é colhido das orelhas (auricular), costelas (costal) ou septo nasal (septal). E, é uma técnica comum usada na rinoplastia de aumento ou mesmo para dar sustentação ao nariz.

O que é cartilagem?

A cartilagem é um tipo de tecido que pode ser encontrado em muitas partes do nosso corpo, por exemplo, nas orelhas. Se sentir sua orelha agora, você descobrirá que é difícil o suficiente para manter sua forma perfeita, mas não tão difícil que você não consiga dobrá-la sobre si mesma. Embora a cartilagem seja sólida, é muito mais macia que o osso, é flexível e maleável. A metade inferior do nariz, a ponta do nariz e o septo nasal também são feitos de cartilagem.

O que é rinoplastia com enxerto de cartilagem?

A rinoplastia é um procedimento cosmético feito para remodelar o nariz. Existem muitos tipos de rinoplastia e muitas técnicas diferentes para construir um nariz perfeito. Como isso é feito depende da sua anatomia natural e da aparência desejada. Todo mundo é diferente e cada cirurgia é personalizada para acomodar os desejos do paciente. Enquanto algumas pessoas querem remodelar o nariz para torná-lo menor e menos protuberante (redução do nariz), outras querem o oposto (aumento do nariz) ou querem remodelar as narinas (alarplastia).

A cartilagem é um tecido natural do corpo e tem sido usada há décadas como material de enxerto. Um enxerto de cartilagem significa que seu cirurgião plástico irá coletar tecido de cartilagem de outra parte de seu corpo e incorporar esse tecido ao construir e remodelar seu nariz. Como mencionado acima, a cartilagem pode ser encontrada em muitos locais do seu corpo. No entanto, é comumente colhido nas costelas, orelhas ou septo nasal durante a rinoplastia.

Quem precisa de cirurgia de enxerto de cartilagem nasal?

Uma cirurgia de enxerto de cartilagem nasal é recomendada para pessoas que desejam fazer uma rinoplastia de aumento; levantar sua ponta nasal, melhorar a projeção nasal e / ou aumentar sua ponta nasal (plastia de ponta).

Influência da etnia:

 Sua etnia pode afetar suas características faciais e certas etnias requerem diferentes métodos e abordagens cirúrgicas, especialmente quando se trata de cirurgia facial. O que pode funcionar para pacientes caucasianos, pode não funcionar para pacientes asiáticos, europeus ou afro-americanos e vice-versa. A cirurgia de nariz se tornou tão popular entre os descendentes de asiáticos que agora temos um procedimento especializado conhecido como “Rinoplastia Asiática”. Os asiáticos tendem a ter ossos nasais e cartilagem menos desenvolvidos, então a ponta nasal geralmente é convexa e não se projeta muito. A ponta tende a ser estreita, pequena e sem muitas protuberâncias. Pacientes asiáticos e outros solicitam aumento do nariz, que pode ser feito com prótese ou cartilagem sintética. Outras condições que podem exigir rinoplastia de aumento e enxerto de cartilagem incluem a síndrome do nariz curto (associada à fenda palatina), trauma nasal e colapso ou fraqueza na cartilagem do nariz que requer cirurgia de reconstrução do nariz.

Quais são os diferentes tipos de enxertos de cartilagem usados ​​em rinoplastia?

 Existem vários tipos de enxertos de cartilagem usados ​​em rinoplastia e há debate sobre qual é o melhor. Cada tipo de cartilagem tem vantagens e desvantagens e, geralmente, é a experiência do seu cirurgião (e não o tipo de cartilagem) que é mais importante na determinação dos resultados da rinoplastia. Existem três tipos de enxertos de cartilagem usados ​​em rinoplastia:

Enxerto de cartilagem septal- O septo é a parede de cartilagem e osso que separa as duas cavidades nasais no interior. Durante a rinoplastia, o cirurgião pode cortar um pequeno pedaço da cartilagem septal e usá-lo para aumentar outra parte do nariz e remodelá-la. Esta técnica é mais provável de ser realizada em pacientes caucasianos e não asiáticos, uma vez que estes últimos geralmente apresentam cartilagem septal nasal subdesenvolvida. Em outras palavras, não há tecido suficiente para colher. Quando possível, entretanto, muitos cirurgiões escolhem a cartilagem septal do nariz para a rinoplastia de aumento em vez de outros tipos de cartilagem, porque ela pode ser facilmente retirada durante a cirurgia. Além disso, como o tecido é do próprio nariz, é mais provável que se adapte perfeitamente quando for reimplantado. Isso também torna a cartilagem septal menos propensa a dobrar ou deformar com o tempo em comparação com os outros tipos. Por esse motivo, a cartilagem septal é perfeita para remodelar sua ponta nasal.

Enxerto de cartilagem de orelha - Isso também é chamado de enxerto de cartilagem conchal ou auricular. Seu cirurgião pode escolher este método, que requer que a cartilagem seja colhida da concha de sua orelha. É importante que você saiba que isso não mudará de forma alguma a aparência de sua orelha e não deixará nenhuma cicatriz externa visível. A cartilagem da orelha é mais macia do que a cartilagem septal, o que significa que é mais fácil remodelar e esculpir na forma desejada. Esta alta maleabilidade e curvatura natural da cartilagem da orelha a torna perfeita para o aumento e remodelagem da ponta do nariz (plastia da ponta). Seu cirurgião cortará e esculpirá a cartilagem auricular em pequenos pedaços durante a cirurgia da ponta do nariz e então implantará estrategicamente a cartilagem para aumentar a projeção da ponta nasal.

Enxerto de cartilagem de costela - Isso também é chamado de enxerto de cartilagem costal. A principal vantagem do uso da cartilagem costal na rinoplastia é que há uma grande quantidade dela disponível para colheita sem causar nenhum distúrbio funcional às costelas. A cartilagem costal é mais firme, mas é mais provável que se deforme e perca a forma com o tempo. Outra desvantagem é que requer mais tempo operatório e, consequentemente, aumenta os custos diretos e indiretos da cirurgia. As cirurgias nasais de cartilagem costal geralmente são reservadas para os casos em que uma reconstrução extensa do nariz é necessária. O aumento do nariz com enxerto de cartilagem geralmente é feito usando a técnica de nariz aberto. Seu cirurgião cobrirá a cartilagem com tecido normal para escondê-la de forma que não fique visível sob a pele. Quando o cirurgião estiver satisfeito com o tamanho e formato do seu nariz, ele fechará a pequena ferida na pele com pontos reabsorvíveis ou não reabsorvíveis que ficam muito bem escondidos na dobra da pele sob o nariz. Isso significa que a rinoplastia geralmente não deixa uma cicatriz permanente visível.

Quais são as vantagens e desvantagens dos enxertos de cartilagem na cirurgia de nariz?

Ao comparar os prós e os contras dos enxertos de cartilagem na rinoplastia com os dos implantes de nariz sintéticos, várias vantagens tornam a cartilagem o enxerto de escolha para muitos cirurgiões. A principal vantagem dos enxertos de cartilagem na cirurgia do nariz é que a cartilagem é um tecido natural do corpo. Ele se incorporará facilmente ao nariz, sem causar uma resposta imune e com risco de inflamação, infecção e rejeição. A rejeição do implante nasal pode ser devastadora e geralmente requer a remoção do implante. Além disso, como a cartilagem é o próprio tecido do seu corpo, é mais provável que se misture mais suavemente com o resto do nariz, o que lhe dará resultados de aparência mais natural. A cartilagem também oferece uma mistura de flexibilidade e firmeza, o que a torna perfeita para remodelar sua ponta nasal, reconstruir sua ponte nasal ou melhorar e aumentar seu nariz. A desvantagem da cartilagem é que ela pode exigir mais tempo cirúrgico para ser realizada quando comparada ao uso de implantes de nariz sintéticos. Além disso, a colheita da cartilagem das costelas pode deixar uma cicatriz indesejada, mas não é o caso da cartilagem da orelha. A incisão pode ficar muito bem escondida e deixa uma cicatriz quase invisível. Outra desvantagem do enxerto de cartilagem é que a cartilagem pode entortar e deformar com o tempo, o que pode causar um nariz torto ou assimétrico. Isso, no entanto, depende muito da habilidade e experiência do seu otorrinolaringologista ou cirurgião plástico e não da cartilagem em si. Baixe nosso guia para rinoplastia Download do Nose Job Guide Quanto tempo os enxertos de cartilagem demoram para cicatrizar? Uma rinoplastia (com enxerto de cartilagem) exigirá 1 a 2 semanas de repouso em casa. Durante esse período, o inchaço diminuirá, os hematomas irão melhorar e haverá menos secreção pelo nariz. No entanto, você deve esperar pelo menos 6 semanas ou até que seja liberado pelo seu cirurgião antes de retornar a qualquer esporte de contato. A rinoplastia é segura? A rinoplastia é geralmente um procedimento seguro que acarreta riscos operatórios mínimos. Como qualquer outra cirurgia, complicações ainda podem ocorrer. No entanto, com a rinoplastia, é menos provável que ocorram. Algumas complicações pós-operatórias que raramente acontecem incluem infecção ou sangramento.

A rinoplastia é dolorosa?

Durante a cirurgia, você não sentirá nada, pois estará sob anestesia geral (dormindo) ou seu cirurgião injetará um anestésico local em seu nariz. De qualquer forma, você não sentirá nenhuma dor. Após a rinoplastia, você deve esperar sentir algum grau de dor durante o processo de cicatrização. Seu cirurgião prescreverá analgésicos que ajudarão a aliviar qualquer desconforto.


MAIS POSTS


Procurei Dr. Willian no instagram, porque ouvi falar que ele fazia lipo HD e dispõem de tecnologia para isto. Fiquei muito feliz com meu resultado. 

L.D.R
Porto Alegre

Fiz mamoplastia com prótese. A mama ficou perfeita, com aparência super natural. As mamas estão lindas. Dr Willian Segalin foi maravilhoso no antes e pós operatório. O resultado não poderia ser melhor. Obrigada Dr Willian.

G. S.
Passo Fundo

Fiz cirurgia do nariz, o Dr. Willian Segalin realmente deixou meu nariz mais bonito. Não gostava de aparecer nas fotos. Fiquei muito contente.

A. S.
Passo Fundo

Excelente trabalho. E sobre a qualidade humana, estou sem palavras. Ele fez um trabalho incrível. Eu amo estar nas mãos dele porque sei que ele é excelente nessa área, é por isso que procuro por ele. Ele foi muito cuidadoso com tudo, e a atenção era inexplicável. Eu amo-o.

B. C. R.
Passo Fundo

Cirurgião plástico incrível e belo ser humano, ele fez o aumento do meu seio e estou feliz com os resultados .... Equipe simpática  .... O Dr. Willian é muito profissional e muito atualizado em seus procedimentos ... Tive a sorte de ser uma das pacientes dele. Excelente médico, recomendo 100 %.

F. A.
Guaporé