Favor habilitar o JS

BLOG

Lipoaspiração: Como funciona?

22 de junho de 2020
Dr. Willian Segalin
Cirurgia Plástica
Lipoaspiração: Como funciona?

Lipoaspiração: Como funciona?

O que é lipoaspiração? Por que existe tantos nomes diferentes para este procedimento? Neste artigo, iremos definir alguns pontos importantes deste tema. As gorduras localizadas são uma das principais insatisfações de muitas pessoas, sejam mulheres ou homens, principalmente por não conseguirem eliminá-las, mesmo fazendo dietas e exercícios físicos. Em vista disto,  a procura por esse tipo de cirurgia plástica vem aumentando a cada ano e mostrando que o homem é o segmento que mais cresce na curva.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como principal objetivo, remover a gordura localizada em regiões mais comuns como, abdômen, dorso, coxas e braços. O procedimento é realizado por um cirurgião plástico especializado no assunto e com as qualificações necessárias. Existem muitos nomes de lipoaspiração e tipos de procedimentos, mas qual é o melhor? Bom, o que relato aos meus pacientes é que o melhor procedimento é aquele que traz melhor resultado nas mãos do cirurgião, com menor trauma em menor tempo cirúrgico.

É importante que a paciente tenha em mente que a lipoaspiração não auxilia na perda de peso e muito menos ao combate da obesidade.

Pré-operatório

Assim como outras cirurgias no pré-operatório da lipoaspiração recomenda-se praticamente os mesmos requisitos, como:

Esclarecer todas as dúvidas possíveis como: qual anestesia será realizada, quais as áreas do corpo deverão ser lipoaspiradas e quais os resultados para cada área;

Qual tipo de modelador mais indicado para ser utilizado;

Não tomar nenhum medicamente sem prescrição médica, principalmente aspirinas, melhoral, AAS, antiinflamatórios etc.

Não fazer o uso de anticoagulantes;

Não fazer o uso de drogas, tabaco e bebidas alcoólicas por um tempo antes da cirurgia.

Na véspera da cirurgia é necessário jejum absoluto no total de 8 horas, inclusive água, café, balas, etc. Não se pode ingerir nada nesse período;

Muito importante é ter peso ideal e fazer exercícios físicos regulares.

Tipos de lipoaspiração

Os procedimentos de cirurgia plástica vêm evoluindo muito a cada dia que passa. Novos aparelhos que norteiam a um resultado cada vez melhor com menor trauma e recuperação. Veja abaixo os diferentes tipos de lipoaspiração.

Lipoescultura: é a lipoaspiração que parte da gordura aspirada é encerra em outra determinada parte do corpo, podendo ser nos glúteos, depressores, vincos da face, entre outros locais, visando preencher essa outra área, invés de jogar fora a gordura. Cerca de 30% da gordura enxertada é reabsorvida.

Vibrolipoaspiração: essa lipoaspiração é realizada com um aparelho que faz a cânula vibrar, provocando fácil penetração na gordura, transformando o procedimento menos traumático, com menos dor no pós-operatório, além de menos sangramento.

Lipoaspiração ultra-sônica: na primeira fase da cirurgia, se insere a cânula com a ponta de ultrassom, visando liquefazer a gordura de determinada região. Após, se realiza a lipoaspiração tradicional para aspirar a gordura liquefeita e até mesmo a que não foi. Também apresenta menor trauma e menos sangramento, assim como a vibrolipoaspiração.

Lipoaspiração a laser: o procedimento é bem parecido com a ultrassônica, porém com o laser no lugar do ultra-som. A principal vantagem é a maior retração da pele, principalmente se comparada com a lipoaspiração sem laser.

HLPA: também chamada de hidrolipo aspirativo, é a associação da hidrolipoclasia e a lipoaspiração tradicional ou vibrolipoaspiração. Tem como principal vantagem ser menos dolorosa devido à ação anti- inflamatória e analgésica do ultrassom.

Minilipo: é a lipoaspiração pequena, realizada com anestesia local, sendo realizada por partes. O volume lipoaspirado é menor e pode ser realizado em clínicas e consultórios.

Como funciona

A lipoaspiração se inicia com a colocação de um instrumento cilíndrico na região em que se deseja retirar a gordura. Esse instrumento cilíndrico vai direto à camada de tecido adiposo. O mesmo fica conectado a um dispositivo que gera ar para que haja a retirada da gordura. Quando o instrumento cirúrgico entra no lugar da gordura, elas se soltam e facilita que as mesmas sejam retiradas para fora do corpo.

Pós-operatório

Assim como em todas as outras cirurgias, o pós-operatório exige cuidados e tem suas características típicas, como inchaço na região operada, hematomas, dores e desconforto. No entanto, na lipoaspiração recomenda-se drenagem linfática logo no início, em geral no terceiro dia de cirurgia. Hoje também, temos novos procedimentos que diminuem a fibrose do procedimento através de Taping com fitas e a ajuda do profissional especializado nisto. Ajudam a reduzir o inchaço e hematomas, além de proporcionar melhora no contorno corporal.

Outra recomendação para pacientes de lipoaspiração é o uso da cinta elástica. Ela será fundamental para ter bons resultados. Recomenda-se ficar com ela nos dois primeiros dias sem tirar e utilizar por 15 dias retirando a cada 48 horas apenas para higiene pessoal.

Devido aos furos da lipoaspiração ter menos de 1 cm, as cicatrizes são invisíveis. Tentamos colocar em lugares estratégicos as cicatrizes para evitar que fiquem aparente. Assim como qualquer outra cirurgia ela possui seus riscos, portanto, se atente a procurar um médico de sua confiança, qualificado e com bom histórico profissional, para que não corra riscos graves, evitando problemas.

No aspecto geral, a cirurgia é tranquila, a cada dia vêm sendo desenvolvidas novas técnicas, visando transformar o procedimento em algo menos doloroso e de fácil recuperação, além de menos riscos.


MAIS POSTS


Conheço Dr. Willian desde pequeno, resolvi fazer minha cirurgia com ele por conhecê-lo e saber o quão dedicado ele sempre foi. Sempre focado, meigo e estudioso. 

M. B
Nova Bassano

Fui muito bem atendida pelo Dr. Willian e sua equipe. A Andréia é uma secretária nota 10. Adorei viver isto. Foi uma experiência muito boa.

A.D.M
Erechim

Tive uma experiência maravilhosa com Dr. Willian e sua equipe !!! Clínica adorável, a secretária Andréia muito atenciosa, consulta maravilhosa. Consegui sanar minhas dúvidas. Sempre me senti segura e à vontade com o meu procedimento. Estou muito feliz com o resultado. Recomendo

L. N. T
Palmeira das Missões

O Dr. Willian é muito atencioso, explicou tudo sobre a cirurgia e os cuidados pós-operatórios que são fundamentais para o sucesso do procedimento. Grande profissional, além de educado e carismático.

A. D.
Chapecó

Excelente trabalho. E sobre a qualidade humana, estou sem palavras. Ele fez um trabalho incrível. Eu amo estar nas mãos dele porque sei que ele é excelente nessa área, é por isso que procuro por ele. Ele foi muito cuidadoso com tudo, e a atenção era inexplicável. Eu amo-o.

B. C. R.
Passo Fundo